Contagem vem se consolidando, ao longo dos últimos anos, como uma grande referência na efetivação das políticas públicas para as juventudes. Como reflexo das ações bem-sucedidas, a cidade tem recebido gestores de diversas cidades da região metropolitana e de outros Estados para compartilhar as experiências. Um dos investimentos na pauta é a implementação da Estação Juventude, local destinado aos jovens de 15 a 29 anos e que usufruem de oficinas, cursos e diversos serviços gratuitos ao longo do ano. Inaugurado em 2023, o espaço contou com investimento de R$ 2,5 milhões, o maior já realizado especificamente para a juventude no município.
A Estação já realizou mais de 28 mil atendimentos, capacitações, ações formativas, incluindo cursos profissionalizantes e seminários.
"É uma grande satisfação receber representantes de diversas cidades.
Essa troca de experiências é fundamental para fortalecer nossas políticas públicas para juventudes,
pois nos permite aprender uns com os outros, compartilhar boas práticas e inovar
na forma de atender às nossas juventudes”.
Camilla Marques, secretária da Mulher e da Juventude
Camilla ressaltou, também, que “quando unimos forças e conhecimentos, conseguimos criar ações mais efetivas, inclusivas e que realmente fazem a diferença na vida dos jovens”. “Essa troca promove uma juventude mais engajada, empoderada e com mais oportunidades para construir um futuro melhor”, completou.
Além do secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, o espaço direcionado aos jovens também recebeu a visita de gestores de Belo Horizonte, Betim, Coimbra, Mariana, Ouro Branco, Sarzedo, Pedro Leopoldo e Nova Lima.
Uma equipe de Praia Grande, em São Paulo, também conheceu diversos espaços de Contagem que desenvolvem atividades para a juventude. O subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, agradeceu a receptividade e destacou a importância de aprender com as experiências de Contagem. “Foi essencial ver as boas práticas políticas e as atividades da administração da juventude para aplicarmos na nossa cidade. Ações como essas de Contagem servem como inspiração para nós”.
O gestor também ressaltou que a visita contribuirá para a finalização de um projeto que visa a implementação de um Centro de Referência de Juventude em Praia Grande. “Agora vamos concluir nosso projeto para colocarmos em prática essa experiência, desenvolvendo e oferecendo sempre o melhor para nossos jovens”, completou. Uma outra troca de experiências com membros do Estado de São Paulo ocorreu com representantes de Campinas, o que ocorreu de forma on-line.
A troca de histórias e vivências entre os municípios reforça o compromisso de ambos em promover políticas públicas eficazes e inovadoras para o desenvolvimento da juventude. O coordenador da Secretaria de Juventude e Esportes do município de Vespasiano, Amauri Souza, também elogiou as atividades desenvolvidas em Contagem.
“A visita à Estação Juventude foi extremamente positiva, pois trata-se de uma referência nacional
estabelecida no território de Minas Gerais. O momento foi bastante prazeroso e tivemos a oportunidade
de observar de perto o funcionamento e a oferta de serviços da organização, o que me chamou muita atenção.
Tenho buscado, como paradigma, a aplicação desse tipo de política em Vespasiano”.
Amauri Souza, coordenador da Secretaria de Juventude e Esportes do município de Vespasiano
Estação Juventude
A Estação recebe jovens de 15 a 29 anos, que usufruem de aulas de dança e capoeira; estúdio de gravação de músicas e de podcast; sala de computadores; salas de coworking, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social). Atualmente, o espaço oferta 30 oficinas na própria sede e, ainda, nas outras sete regiões da cidade.